Árvore da Memória

O Museo de la Memoria y los Derechos Humanos marcou o Dia Internacional do Preso Desaparecido com uma jornada simbólica de construção da "Árvore do Nunca Mais".Construida e instalada especialmente para esta comemoração, o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos convidou seus visitantes a refletir.


“Uma folha em seu nome na Árvore da Memória" se denominou esta atividade onde o público era convidado a escrever um pensamento no verso do papel em que estava seu nome, dados pessoais e data de desaparecimento de um dos presos. Logo, este escrito ela colocado em uma árvore de madeira, "A Árvore do Nunca Mais",  um símbolo dos desejos de que no voltem a acontecer violações aos Direitos Humanos nem o desaparecimento de pessoas.


Mensagens escritas por crianças como “Sinto muito. Tomara que Deus e seus anjos estejam cuidando de ti”, se misturaram com os escritos dos familiares que vieram especialmente para recordar seus entes queridos “Miguel não te preocupes com a família. Omar” em uma jornada que motivou o tomar de consciência sobre a educação em torno dos Direitos Humanos.


O Chile estabeleceu 30 de agosto como o Dia Nacional do Preso Desaparecido, seguindo a comemoração do Dia Internacional, na mesma data, propiciado pela Federación Latinoamericana de Asociaciones de Familiares de Detenidos Desaparecidos (Fedefam), organismo não governamental integrado pelas associações de familiares de países da América Latina e Caribe.

O ato central de comemoração do Dia Internacional do Preso Desaparecido se realizará no dia 3 de setembro, às 11.30 horas em Villa Grimaldi, atividade em que convocam conjuntamente más de 8 organizaciones de DDHH.

Copyright (c) Museo de la Memoria y los Derechos Humanos.